Está confirmado o El Clásico na final da Supertaça de Espanha. Depois da goleada do Barcelona ao Athletic Bilbao (5-0), o Real Madrid venceu, esta quinta-feira, o Atlético de Madrid, por 1-2, num dérbi intenso e equilibrado disputado na Arábia Saudita, garantindo presença no jogo decisivo da competição, agendado para sábado. Pelo caminho, os merengues vingaram ainda a pesada derrota sofrida no último confronto com os colchoneros (5-2).
O encontro começou da melhor forma para a equipa orientada por Xabi Alonso. Logo nos primeiros instantes, Federico Valverde, capitão de equipa, assinou um golaço de livre direto que marcou o ritmo do jogo. Apesar da vantagem madrugadora, o equilíbrio manteve-se e o Atlético reagiu bem, criando várias situações perigosas ainda na primeira parte.
Curiosamente, as melhores oportunidades antes do intervalo pertenceram também ao Real. Aos 30 minutos, Carreras recuperou a bola em zona alta e deixou Rodrygo isolado, mas o brasileiro atirou à figura de Oblak. Pouco depois, foi Courtois a evitar o empate com uma grande defesa a um cabeceamento de Sorloth, que ainda desperdiçou de forma incrível a recarga.
Na segunda parte, os dois jogadores que mais tinham ameaçado acabariam mesmo por marcar. Rodrygo ampliou para 0-2, concluindo uma excelente jogada coletiva iniciada por Bellingham e Valverde, com assistência do uruguaio, adaptado à lateral-direita. A resposta do Atlético foi imediata: Sorloth reduziu para 1-2, de cabeça, após cruzamento de Giuliano, num lance em que Carreras acabou por ser batido.
A partir daí, o jogo complicou-se para o Real Madrid, também devido a problemas físicos. Rüdiger e Asencio saíram por gestão, obrigando Aurélien Tchouaméni a recuar para o eixo da defesa, formando dupla com Carreras. O ex-Benfica deixou a lateral-esquerda, posição entretanto ocupada por Mendy, numa linha defensiva completamente inédita, onde apenas Tchouaméni atuava na sua posição natural.
Até final, foi o Atlético quem assumiu o controlo da partida e esteve muito perto do empate. Álvarez e Llorente ficaram a centímetros do 2-2 já nos descontos, mas a eficácia voltou a faltar à equipa de Diego Simeone. Do lado do Real, nota ainda para Vinícius Júnior, que somou o 16.º jogo consecutivo sem marcar e voltou a envolver-se em polémica ao sair de campo, respondendo a provocações de Simeone, num momento que gerou confusão junto aos bancos.
Com este triunfo, o Real Madrid junta-se ao Barcelona na final da Supertaça de Espanha, prometendo mais um capítulo quente da maior rivalidade do futebol espanhol.





