II Liga: ‘Bis’ de Álvaro Santos afasta Penafiel da zona de descida frente ao Lourosa

O Penafiel venceu, esta segunda-feira, o Lusitânia de Lourosa, por 2-0, no encerramento da 22.ª jornada da Segunda Liga, num encontro disputado sob chuva e nevoeiro cerrado. O espanhol Álvaro Santos foi decisivo ao apontar os dois golos da partida, permitindo à formação orientada por José Manuel Aira abandonar o último lugar da classificação e subir ao 14.º posto, com 26 pontos.

Ora, num final de tarde de visibilidade reduzida, os durienses entraram mais assertivos e criaram as primeiras situações de perigo. Ricardo Schutte esteve perto de inaugurar o marcador, mas encontrou pela frente o guarda-redes Vítor Hugo, que venceu o duelo individual. Pouco depois, Cláudio Silva ainda colocou a bola na baliza, mas o lance foi invalidado por posição irregular.

A superioridade da equipa da casa acabaria por traduzir-se no resultado aos 31 minutos. Bruno Pereira cruzou da direita e Álvaro Santos antecipou-se a Tiago Mesquita, cabeceando de forma colocada, sem hipóteses para o guardião visitante. O 1-0 manteve-se até ao intervalo.

Na segunda parte, apesar das alterações promovidas por Pedro Miguel no Lourosa, voltou a ser o Penafiel a entrar mais forte. Cinco minutos após o reatamento, nova jogada pelo flanco direito resultou em cruzamento tenso. Vítor Hugo ainda tocou na bola ao primeiro poste, mas não conseguiu segurá-la, permitindo a Álvaro Santos surgir oportuno para bisar e ampliar a vantagem.

O Lourosa assumiu maior posse de bola na tentativa de reagir, mas as oportunidades mais claras continuaram a pertencer aos penafidelenses. Vítor Hugo destacou-se ao travar um isolado de Davo, defendendo depois a recarga de Reko, e voltou a brilhar perante um remate de Iano e nova tentativa de Davo.

Com este triunfo, o Penafiel deixa a última posição e ganha novo fôlego na luta pela permanência, enquanto o Lusitânia de Lourosa falha a aproximação aos lugares cimeiros, mantendo-se no quinto lugar, com 31 pontos.