O Santa Clara comunicou, este sábado, a saída do treinador Vasco Matos, na sequência da derrota, por 2-4, frente ao Estoril, em jogo da 20.ª jornada da Primeira Liga. O clube açoriano agradeceu “o contributo ímpar e o legado” deixado pelo técnico durante o período em que esteve à frente da equipa.
Vasco Matos, antigo adjunto de Filipe Martins no Casa Pia, assumiu o comando do Santa Clara em 2023. Na primeira época, conseguiu levar a equipa de regresso à Liga Portugal e, em 2024/25, alcançou a qualificação para a Liga Conferência, marcando um período de sucesso na história recente do emblema dos Açores.
No entanto, a temporada atual tem sido marcada por resultados desapontantes. Com apenas sete vitórias em 30 jogos, incluindo a eliminação precoce das provas europeias às mãos do Shamrock Rovers, o Santa Clara encontra-se no 15.º lugar do campeonato, apenas dois pontos acima do Casa Pia, primeira equipa em posição de play-off de manutenção.
Além do desaire com o Estoril, o clube foi eliminado por Sporting e SC Braga nas competições nacionais da Taça de Portugal e Taça da Liga, respetivamente.
A saída de Vasco Matos encerra, assim, uma fase de quase três anos nos Açores e abre caminho à procura de um novo treinador capaz de inverter o percurso da equipa.
Vasco Matos foi despedido do Santa Clara. pic.twitter.com/hcdIQwaYxW
— B24 (@B24PT) January 31, 2026
Leia o comunicado na íntegra:
“A Santa Clara, Açores – Futebol, SAD vem por este meio anunciar que chegou a acordo para a rescisão contratual com o treinador Vasco Matos.
Dando o exemplo em nome dos restantes, o acionista maioritário da SAD, Bruno Vicintin, agradece desde já o contributo ímpar e o legado deixados pelo treinador e a sua equipa técnica.
Vasco Matos é o melhor treinador da história do Santa Clara.
Sob a sua liderança técnica, o Santa Clara começou logo por sagrar-se campeão da II Liga. Alcançou depois a melhor classificação da história do clube na I Liga, com um 5º lugar que conferiu acesso à UEFA Conference League.
Com Vasco Matos foi igualmente alcançado o recorde de pontos do Santa Clara na I Liga, sendo ele o técnico com mais vitórias nos pergaminhos do Clube e o segundo com mais jogos oficiais no banco de suplentes.
Por tudo isto, pela valorização de vários ativos, e também pelo contributo humano, jamais será esquecido nos Açores e o seu traço ficará sempre vincado no nosso emblema.
Neste momento, seguimos caminhos separados, mas com a palavra gratidão em pano de fundo.
A nova equipa técnica será oportunamente anunciada.”





