O Gil Vicente recuperou, este domingo, de forma provisória, o quarto lugar da I Liga, ao golear o Famalicão, por 5-0, em encontro da 20.ª jornada disputado em Barcelos e fortemente condicionado por uma expulsão ainda antes do intervalo.
Depois de uma primeira parte equilibrada, o jogo ganhou uma dimensão diferente aos 42 minutos, quando Mathias de Amorim foi expulso por agressão, deixando a equipa famalicense reduzida a dez unidades. Dois minutos depois, Murilo abriu o marcador na conversão de uma grande penalidade (44’), colocando os gilistas em vantagem ao intervalo.
Na segunda parte, o conjunto orientado por César Peixoto aproveitou plenamente a superioridade numérica e construiu um resultado expressivo. Jonathan Buatu ampliou a vantagem aos 53 minutos, na sequência de um lance de bola parada, e o Famalicão nunca conseguiu reagir.
Já na reta final, Gustavo Varela assumiu protagonismo com dois golos em apenas quatro minutos, aos 80 e 84, sentenciando definitivamente a partida. Em cima do apito final, Santi García fechou a contagem, aos 90 minutos, num triunfo que ganha ainda maior relevo por ser apenas o segundo do Gil Vicente nos últimos 10 jogos.
Com este resultado, os barcelenses somam agora 34 pontos e ultrapassam, à condição, o SC Braga, que tem menos um ponto e visita esta segunda-feira o lanterna-vermelha AVS SAD. Já o Famalicão, que sofreu o terceiro desaire consecutivo, mantém-se no sétimo lugar, com 29 pontos, numa fase claramente mais negativa da temporada.





