O céu carregado sobre Rio Maior acabou por servir de prenúncio para uma das maiores surpresas da temporada. O Casa Pia venceu o FC Porto por 2-1, alcançando a primeira vitória caseira no campeonato e infligindo aos dragões a primeira derrota na presente edição da Primeira Liga.
O encontro começou de forma inesperada para a equipa portista. Num dos primeiros lances ofensivos dos gansos, Gaizka Larrazabal abriu o marcador aos 13 minutos, aproveitando a desorganização defensiva azul e branca. O FC Porto tentou reagir, mas encontrou sempre dificuldades em impor o seu jogo, perante um Casa Pia compacto e eficaz.
À beira do intervalo, novo golpe para os líderes do campeonato. Thiago Silva, na tentativa de aliviar a bola, acabou por introduzi-la na própria baliza, fazendo o 2-0 e levando o conjunto da casa em vantagem confortável para o descanso.
A segunda parte começou com um sinal de esperança para os dragões. Logo aos 46 minutos, Pablo Rosario reduziu a desvantagem e relançou a partida. O FC Porto cresceu no jogo, mas a tarefa tornou-se ainda mais complicada com a expulsão de William Gomes, aos 79 minutos, por cartão vermelho direto, condicionando de forma decisiva a reta final do encontro.
O Casa Pia resistiu à pressão até ao apito final e confirmou um triunfo histórico, que lhe permite sair da zona de play-off e subir ao 15.º lugar da classificação, agora com 18 pontos. Já o FC Porto mantém-se na liderança, com 55 pontos, mas vê a vantagem para o Sporting reduzir-se para quatro, numa altura em que se aproxima o Clássico que pode marcar o rumo do campeonato.





