Benfica vence nos Açores e encurta provisoriamente distâncias para o topo da I Liga

O Benfica triunfou, esta sexta-feira, no terreno do Santa Clara, por 1-2, no arranque da 22.ª jornada da Primeira Liga, somando três pontos importantes na luta pelos lugares cimeiros. A formação encarnada impôs-se pela margem mínima, num encontro competitivo disputado nos Açores.

A equipa lisboeta entrou melhor e adiantou-se no marcador aos 16 minutos, por intermédio de Vangelis Pavlidis, que finalizou com eficácia na área. Aos 38 minutos, a vantagem foi ampliada com um autogolo de Paulo Victor, que desviou a bola para a própria baliza, complicando ainda mais a tarefa dos açorianos antes do intervalo.

No entanto, o Santa Clara reagiu de imediato no início da segunda parte. Aos 47 minutos, Gonçalo Paciência aproveitou uma falha de Anatoliy Trubin e reduziu para 1-2, relançando a incerteza no resultado. A partida manteve-se em aberto até final, com o Benfica a procurar gerir a vantagem e os insulares a tentarem o empate.

Já nos descontos, Lucas Soares foi expulso por cumulação de amarelos, deixando o Santa Clara reduzido a dez unidades nos últimos instantes do encontro, pelo que o marcador não sofreu mais alterações.

Com este triunfo, o Benfica passa a somar 52 pontos, igualando o Sporting no segundo lugar, ainda que com desvantagem na diferença de golos, e reduz provisoriamente para quatro pontos a distância para o líder FC Porto. O Santa Clara mantém-se no 16.º posto, com 17 pontos, em zona de play-off de manutenção.