Samu foi eleito Melhor Jogador de dezembro da Liga pelo Sindicato dos Jogadores, reconhecimento que surge na sequência de um mês irrepreensível do FC Porto no campeonato. O avançado espanhol foi peça-chave no pleno de vitórias dos dragões, assumindo protagonismo absoluto no setor ofensivo.
Aos 21 anos, o dianteiro participou como titular nos quatro encontros disputados e vencidos pelo conjunto portista durante o mês, deixando marca em todos eles. Samu apontou cinco golos, todos com peso direto nos resultados: inaugurou o marcador no triunfo, por 0-2, frente ao Tondela, voltou a destacar-se com dois golos na vitória, por 3-1, diante do Estrela da Amadora e repetiu a dose com novo bis frente ao AVS SAD, no sucesso por 2-0.
Na votação promovida pelo Sindicato dos Jogadores, o avançado do FC Porto reuniu 17,95% das preferências, superando a concorrência direta de Maxi Araújo, do Sporting, que obteve 14,47%, e de Vangelis Pavlidis, do Benfica, terceiro classificado com 12,48%.
Este prémio reforça uma tendência evidente na presente temporada, com os goleadores a dominarem as distinções mensais. Antes de Samu, o galardão tinha sido entregue a Pablo, do Gil Vicente, referente a outubro/novembro, e a Luis Suárez, do Sporting, distinguido pelo desempenho em agosto/setembro.





