O treinador do FC Porto, Francesco Farioli, afirmou, este sábado, que espera um encontro competitivo frente ao Moreirense, na 26.ª jornada da Primeira Liga. A partida disputa-se este domingo, às 20h30, no Estádio do Dragão, e marca o regresso dos portistas aos jogos em casa depois de três deslocações consecutivas.
Na conferência de imprensa de antevisão, o técnico destacou o bom desempenho da equipa de Moreira de Cónegos ao longo da temporada e alertou para as dificuldades que o adversário pode colocar.
“É bom voltar ao Dragão, depois de três jogos fora. Agora temos três jogos em casa, com a prioridade a ser o jogo de amanhã contra uma equipa que tem sido uma das melhores surpresas da Liga. Estão a jogar muito bem e muito confortáveis, tal como o Vasco disse, não fará com que relaxemos. Pelo contrário, porque agora podem jogar com mais liberdade. Sabemos das dificuldades deste adversário, tal como aconteceu na primeira volta. Espero mais um jogo competitivo que está a competir muito bem na Liga”.
Plantel em boas condições físicas
Farioli sublinhou ainda o momento físico da equipa, referindo que o grupo chega a esta fase da época em boas condições, algo que atribui ao trabalho coletivo e à gestão da carga competitiva.
“Na realidade, o facto de estarem relaxados não muda nada. O nosso foco tem de estar no nosso desejo de fazer tudo para ganhar o jogo. A boa parte é o facto de termos um plantel em boa forma. Todos os jogadores estão prontos para jogar. Chegar a março com os jogadores a bateria cheia é muito complicado, mas estamos assim e isso é trabalho dos jogadores e de gerirmos a energia do grupo. É um ponto importante. Acho que merecemos a possibilidade de estarmos em março a competir por três competições. Todo o foco está no jogo de amanhã, especialmente nesta fase da temporada”.
O treinador comentou também a nota atribuída à arbitragem no jogo com o FC Arouca, mantendo a convicção relativamente ao lance que gerou polémica.
“Para mim, fico muito surpreendido porque há um par de imagens que são muito claras. Volto a repetir. É penálti porque sem aquele toque o Fofana iria rematar para golo. Continuo com a minha avaliação e estou seguro de que não afetará os árbitros do jogo de amanhã”.
Calendário e luta pelo campeonato
Questionado sobre o facto de o Sporting ter adiado um encontro e poder aumentar provisoriamente a vantagem na classificação, o técnico garantiu que a equipa está concentrada apenas no seu próprio percurso.
“Se estivermos focados nas nossas coisas, ainda que outras equipas tenham possibilidade de reagendar os seus jogos… É uma decisão muito particular, porque o Sporting tem um calendário muito apertado como nós. Na semana passada não houve espaço para uma decisão dessas. É outra reflexão. Agora estamos concentrados no nosso caminho e não temos de gastar energia na parte psicológica. Como já disse, estamos a meio de março com a oportunidade de sermos os líderes do nosso próprio destino. É por isso que o foco tem de estar aí. Não nos vamos focar em coisas que não controlamos”.
Confiança em Zaidu e valorização da formação
Entre os temas abordados esteve também o momento de Zaidu Sanusi, que tem somado boas exibições nas últimas partidas.
“Tem a ver com o plano. O Zaidu teve três jogos bons e o (Francisco) Moura fez um bom jogo com o Sporting. Com o Benfica tivemos a oportunidade de ter Martim e Alberto, e entrou o Francisco vindo do banco. Estou muito contente com as performances do Zaidu, em janeiro quando houve a possibilidade de rumar à Premier League, tive uma conversa com ele sobre o que ele queria e se estava feliz por estar aqui. Sempre estive feliz com a sua atitude, a capacidade de ajudar e a sua resposta foi clara, disse que estava feliz por ficar e ter um papel na equipa. Esperou pela sua oportunidade, que chegaria semanas mais tarde. Deu-me a confiança de o meter lá dentro. Está a progredir muito bem, é um dos jogadores que são exemplares. Tem um compromisso incrível com a equipa e com o clube. É um jogador que é adorado pelos adeptos, podemos perceber isso no Dragão. É um jogador com muita energia, que é aquilo que procuramos”.
O treinador destacou ainda o trabalho desenvolvido na equipa B e nos escalões de formação do clube, salientando a importância da ligação entre os diferentes níveis competitivos.
“A posição não pode ser a única forma de medir o sucesso, mas é verdade que estão no topo, diz muito sobre o trabalho e o progresso dos jogadores. O trabalho e a capacidade dos treinadores João e do Sérgio. Tem sido fantástico, estamos a trabalhar para alinhar os planos das equipas e a gestão. Temos dedicado tempo a isto. André Castro é quem faz a ligação entre a primeira equipa, Lucho e Filipe também estão envolvidos. Desde o início da época tivemos 19/20 jogadores a participar nos treinos da equipa principal e também nos jogos. Temos o exemplo recente do Miranda, que fez uma progressão fantástica, e que agora se lesionou, mas que é um jogador no qual confiamos muito, queremos que esteja de volta em breve. Estou apaixonado pelo Tiago Silva, pela forma como tem personalidade dentro de campo. O André Oliveira é outro jogador que tem feito um grande progresso. O João Teixeira… Posso mencionar vários: Gonçalo Sousa. São jogadores que não estão ajudar a aumentar o nível dos nossos treinos. O Luís é outro exemplo. Ontem foi um privilégio ver o jogo dos juniores na televisão e vê-los a jogar naquele nível”.
Por fim, o técnico abordou a gestão da intensidade da equipa, sobretudo tendo em conta a participação nas competições europeias.
“O facto de nos termos de adaptar faz parte do jogo, não podemos pressionar durante 90 minutos. Sobre a intenção, não tenho dúvida de que temos o desejo de ter uma equipa que pressiona todos os adversários em todo o campo. Isso é muito claro. Mas claro que há momentos e com o Estugarda tivemos bons momentos de pressão e marcámos, mas também tivemos momentos em que defendemos muito bem a nossa área. Esta capacidade de ajustar e ter várias facetas que temos de evoluir. Sou um treinador mais completo, mas ainda posso melhorar de várias formas. Acredito que a única forma de sermos bem-sucedidos em diferentes competições e contra diferentes equipas é sermos capazes de encontrar as melhores respostas para o que os jogos pedem”.





