O Racing Santander garantiu, na tarde deste sábado, o regresso à primeira divisão espanhola de futebol, 14 anos após a última presença, ao golear o Real Valladolid, por 4-1, na 40.ª jornada da La Liga 2. O resultado confirmou uma época de domínio da formação da Cantábria, que lidera a competição com 78 pontos e já assegurou a subida.
A equipa espanhola, um dos clubes fundadores da La Liga, em 1928/29, colocou assim um ponto final num longo percurso longe da elite, marcado por dificuldades financeiras e pelo risco de desaparecimento competitivo, ultrapassado com o apoio da massa associativa.
Apesar de algumas oscilações ao longo da temporada, o Racing manteve consistência nas jornadas decisivas e afastou a concorrência direta, beneficiando também do deslize do Almería frente ao Las Palmas, por 1-2, para consolidar a liderança.
Com duas jornadas ainda por disputar, o conjunto cantábrico soma uma vantagem confortável sobre o Deportivo da Corunha e o Almería, ambos com 71 pontos, garantindo, desde já, o primeiro lugar e a promoção direta à La Liga.
O regresso à elite marca, assim, o fim de um ciclo iniciado após a descida em 2011/12, período em que o clube chegou mesmo a cair para o terceiro escalão antes de reconstruir o projeto desportivo e recuperar o estatuto no futebol espanhol.
🔥 ¡¡¡!SOMOS DE PRIMERAAAAAAAA!!! pic.twitter.com/34hSwXFGiW
— Real Racing Club (@realracingclub) May 16, 2026





