Jaime Faria segue para os quartos de final no Rio de Janeiro

O tenista português Jaime Faria apurou-se para os quartos de final do torneio ATP 500 do Rio de Janeiro, no Brasil, depois de vencer o bósnio Damir Dzumhur em dois sets.

Jaime Faria, atual 147.º classificado do ranking mundial, superou o 62.º da hierarquia nos oitavos de final, com os parciais de 7-6 (7-1) e 6-4, num encontro disputado em terra batida, que teve a duração de duas horas e quatro minutos.

No primeiro set, o equilíbrio foi a nota dominante e a decisão surgiu apenas no tie-break, onde o português foi claramente superior. No segundo parcial, Faria voltou a mostrar consistência e fechou o encontro em 6-4, garantindo o apuramento.

Nos quartos de final, o tenista luso, de 22 anos, vai defrontar o vencedor do duelo entre o argentino Tomas Etcheverry, número 51 do ranking mundial, e o lituano Vilius Gaubas, 126.º classificado.

O percurso de Jaime Faria no torneio tem sido marcante. O português tinha sido afastado na última ronda da qualificação, ao perder com o brasileiro Igor Marcondes, 348.º do mundo, por 6-1 e 7-6 (7-5), mas acabou por entrar no quadro principal como «lucky loser».

Já na estreia no quadro principal, Faria venceu o argentino Sebastian Baez, 32.º do ranking mundial e bicampeão do torneio brasileiro, também em dois sets, confirmando o bom momento na prova disputada no Rio de Janeiro.