OFICIAL: Xabi Alonso deixa o Real Madrid e Álvaro Arbeloa assume o comando técnico

O Real Madrid oficializou, esta segunda-feira, a saída de Xabi Alonso do comando técnico da equipa principal, numa decisão tomada por mútuo acordo entre as duas partes. A confirmação foi feita através de um comunicado divulgado pelos canais oficiais do clube madrileno.

«O Real Madrid comunica que, em mútuo acordo entre o clube e Xabi Alonso, decidiu-se pelo fim da etapa do treinador da primeira equipa. Xabi Alonso terá sempre o carinho e a admiração de todo o madridismo, porque é uma lenda do Real Madrid e representou em todos os momentos os valores do nosso clube. O Real Madrid será sempre a sua casa. O nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda a sua equipa técnica o trabalho e a dedicação durante todo este tempo, e deseja-lhes muita sorte nesta nova etapa das suas vidas», pode ler-se na nota emitida pelos merengues.

Xabi Alonso deixa o banco do Real Madrid ao fim de menos de oito meses, depois de ter sido anunciado, no final de maio de 2025, como sucessor de Carlo Ancelotti. No seu curto percurso à frente da equipa principal, orientou os madrilenos no Mundial de Clubes, competição em que foi eliminado nas meias-finais pelo Paris Saint-Germain, e esteve ainda no comando em 28 encontros da temporada 2025/26.

No total, Xabi Alonso dirigiu o Real Madrid em 36 jogos oficiais, somando 24 vitórias. Destes encontros, 19 foram a contar para a La Liga, um para a Taça do Rei, dois para a Supertaça de Espanha — competição cuja final perdeu frente ao Barcelona no passado domingo — e seis para a UEFA Champions League. Este regresso ao Santiago Bernabéu aconteceu já depois de uma carreira enquanto jogador no clube, entre 2009 e 2014.

A sucessão no banco técnico foi rapidamente resolvida. Álvaro Arbeloa foi anunciado como novo treinador principal do Real Madrid. O antigo lateral-direito, que representou os blancos entre 2009 e 2016, integra os quadros técnicos do clube desde 2020 e era, desde o início da presente temporada, o responsável pelo Real Madrid Castilla, a equipa B.

Com esta aposta, a direção madridista volta a confiar num nome da casa para liderar a equipa principal, mantendo a linha de continuidade e a valorização de figuras ligadas à história recente do clube.