O duelo entre Bayer Leverkusen e Bayern Munique, a contar para a 26.ª jornada da Bundesliga, ficou marcado pela expulsão de Luis Díaz aos 84 minutos, quinze minutos depois de este ter empatado a partida.
O árbitro Christian Dingert justificou a decisão com a percepção de que o antigo jogador do FC Porto teria simulado penálti em interação com Janis Blaswich dentro da grande área do Leverkusen, admoestando-o com o segundo cartão amarelo. Minutos depois do apito final, Dingert admitiu o erro: «Ao ver as imagens, digo: não é penálti, isso é claro, e o amarelo/vermelho é muito duro. Se visse as imagens agora, não tomaria a mesma decisão.»
A expulsão gerou indignação entre os jogadores e o treinador do Bayern, Vincent Kompany. O belga criticou a arbitragem e referiu-se às decisões «questionáveis» que culminaram na anulação de dois golos da sua equipa, aos 42 e 61 minutos. Joshua Kimmich, por sua vez, negou veementemente qualquer simulação por parte de Díaz: «Nunca na vida ele simulou falta».
O episódio lançou uma onda de críticas à equipa de arbitragem e ficou como um dos momentos mais controversos do empate 1-1 em Leverkusen.





