Extremo ex-FC Porto obrigado a aprender alemão no Bayern Munique com aulas semanais e avaliações

Luis Díaz, extremo colombiano do Bayern Munique e antigo jogador do FC Porto, está a frequentar aulas de alemão entre duas a três vezes por semana, numa exigência prevista no seu contrato com o clube bávaro, válido até junho de 2029. A medida insere-se na política do clube de integrar culturalmente os jogadores estrangeiros, reforçando o lema Mia San Mia — “Nós somos quem somos”.

Segundo o jornal Bild, Díaz é obrigado a demonstrar evolução no domínio do idioma através de avaliações internas periódicas. A falta de progressão pode implicar sanções financeiras, que variam entre 5.000 e 50.000 euros, conforme a gravidade do incumprimento.

O Bayern entende que a aprendizagem do alemão é essencial não apenas para a comunicação dentro do balneário e com a equipa técnica, mas também para a integração social e cultural na Baviera. A política reflete, assim, o cuidado do clube em manter uma identidade própria, mesmo num plantel cada vez mais internacional.