Lazio confirma entendimento por Diogo Leite e ameaça avançar para tribunal no caso Romagnoli

O diretor desportivo da Lazio, Angelo Fabiani, fez, esta sexta-feira, um balanço detalhado do mercado de transferências do clube romano e confirmou a existência de um entendimento para a chegada de Diogo Leite, defesa português que termina contrato com o Union Berlim no final da temporada.

Em declarações à imprensa italiana, Fabiani explicou que já existe um acordo estabelecido com o representante do jogador, apesar da lesão que atualmente afasta o central dos relvados. «Para encerrar o capítulo do mercado, temos um acordo com Pedraza, incluindo um contrato assinado, o que significa que, a partir de julho, ele vestirá a camisola da Lazio. Quanto a Leite, tem uma lesão que o afastará por seis ou sete semanas, mas temos um acordo com o seu advogado. Vamos perceber se ele quer comprometer-se com a Lazio, como já tentámos fazer antes da lesão», afirmou.

O dirigente abordou ainda de forma dura o dossiê de Alessio Romagnoli, admitindo a possibilidade de avançar judicialmente após o falhanço da transferência do defesa para o Al-Sadd, do Catar. Fabiani garante que a Lazio foi lesada e que houve comportamentos que considera inaceitáveis. «Ouvi todo o tipo de coisas sobre Romagnoli. Para proteger a Lazio, reservo-me o direito de tomar medidas legais em defesa da honra dos adeptos. Há profissionais que trabalham 24 horas por dia pelo bem do clube», frisou.

Apesar da polémica, Fabiani fez questão de elogiar o próprio Romagnoli, admitindo que a decisão de recusar a transferência poderá ter sido motivada por princípios pessoais. «Se o fez por convicções, merece ainda mais respeito. Se o negócio falhou, a responsabilidade não é minha, nem de Claudio Lotito ou de Maurizio Sarri. Alguém terá de responder perante a justiça. Houve pessoas que enganaram Romagnoli relativamente aos termos do acordo», acusou, apontando diretamente intermediários envolvidos no processo, incluindo o empresário Enzo Raiola.

O diretor desportivo garantiu ter provas documentais que sustentam a sua versão. «Posso provar tudo com mensagens e e-mails. Quem pensa que a Lazio é um campo de idiotas engana-se. Quem agiu de forma incorreta terá de explicar tudo a um juiz», atirou.

Fabiani aproveitou ainda para comentar a sua própria posição no clube, rejeitando qualquer ligação entre o seu cargo e os desfechos do mercado. «Sou eu que avalio o meu trabalho. Não devo satisfações a Lotito nem a mais ninguém. Se tiver de discordar dele, fá-lo-ei», assegurou.

Quanto ao futuro de Maurizio Sarri, o dirigente mostrou total confiança no treinador. «Espero sinceramente que continue. Dei-lhe um contrato de três anos e seria loucura pensar noutra coisa. É um resmungão, mas é leal ao clube», disse, num tom descontraído.

Por fim, Fabiani abordou as renovações de Toma Basic e Adam Marusic. O montenegrino já prolongou o vínculo com o clube, enquanto o croata pediu mais tempo para refletir. «Marusic aceitou de imediato. Basic pediu alguns dias para pensar e, entretanto, surgiram outros compromissos. Quando chegar o momento, veremos se estão reunidas as condições para renovar», concluiu.