Gustavo Marques retrata-se após declarações sobre árbitra e arrisca castigo disciplinar

O defesa-central Gustavo Marques, ao serviço do Red Bull Bragantino por empréstimo do Benfica, pediu desculpa publicamente depois de ter feito comentários de teor machista dirigidos à árbitra Daiane Muniz, na sequência da eliminação da equipa no campeonato paulista frente ao São Paulo. O episódio ocorreu no final do encontro e motivou reação imediata do clube e da Federação Paulista de Futebol, que anunciou o envio do caso para a Justiça Desportiva.

As declarações do jogador surgiram ainda à beira do relvado, momentos depois do apito final. Inconformado com a derrota, Gustavo Marques criticou a nomeação de uma mulher para dirigir a partida e afirmou que a juíza «acabou com o jogo» da sua equipa. «Acho que a Federação Paulista tem de olhar para os jogos desta dimensão e não nomear uma mulher. Não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo destes. Todo o respeito às mulheres do mundo, sou casado, tenho a minha mãe, peço desculpa se estou a dizer algo contra as mulheres», declarou o jogador inicialmente.

As palavras tiveram repercussão imediata e geraram contestação. Já na zona mista, o central optou por retratar-se e revelou ter procurado pessoalmente a árbitra e uma das assistentes para pedir desculpa.

«Quero vir a público pedir perdão a todas as mulheres pela minha declaração. Sei que sou um ser humano e todo o ser humano erra. Naquele momento, estava de cabeça quente, estava nervoso, disse coisas que não devia. Estou aqui a ser homem, a ser humano, ao vir pedir perdão. A minha mulher e a minha mãe também me repreenderam, a minha mulher insultou-me. Vi que errei.»

Segundo explicou, Daiane Muniz aceitou o pedido de desculpas: «Ela aceitou o meu perdão. Disse-me para ter cuidado porque há mulheres que não aceitariam. Viu que eu estava nervoso, triste e amargurado», concluiu.

Clube anuncia processo interno

O Red Bull Bragantino também se pronunciou através de comunicado oficial, no qual repudiou as palavras do atleta e anunciou a abertura de um processo para avaliar eventual sanção disciplinar.

«O Red Bull Bragantino vem a público reforçar o pedido de desculpas a todas as mulheres e, principalmente, à árbitra Daiane Muniz. O clube não compactua e repudia a declaração machista de Gustavo Marques, após a partida. Ainda no estádio, o jogador e o diretor desportivo do clube, Diego Cerri, foram ao balneário da arbitragem para pedir desculpas pessoalmente em nome da instituição e reconhecer o erro. Ambos também falaram à imprensa no local. Sabemos que o peso de uma eliminação é frustrante, mas nada justifica o que foi dito. Seja no futebol ou em qualquer meio da sociedade. O clube vai estudar nos próximos dias a punição que será aplicada ao atleta.»

Federação condena e avança para a Justiça Desportiva

A Federação Paulista de Futebol reagiu igualmente com um comunicado em que expressa «profunda indignação e revolta» face às declarações, considerando que estas refletem «uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol».

O organismo classificou como «absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base no seu género» e destacou o facto de contar com 36 árbitras e assistentes nos seus quadros, descrevendo Daiane Muniz como «uma árbitra FPF/CBF/FIFA da mais alta qualidade técnica, correta e de caráter».

A federação confirmou ainda que irá «encaminhar tais declarações à Justiça Desportiva», ficando agora o caso dependente de eventual apreciação disciplinar pelas instâncias competentes.