Lincoln elogia Jorge Jesus e deixa críticas duras a José Mourinho: «Mostrou falta de caráter comigo»

Lincoln, médio brasileiro atualmente ao serviço do Alverca, recordou a passagem pelo Fenerbahçe e o trabalho desenvolvido com Jorge Jesus e José Mourinho, numa entrevista concedida ao jornal turco Fanatik, deixando elogios claros ao técnico português e críticas severas ao atual treinador dos canarinhos.

O jogador não poupou palavras ao falar da experiência com Jorge Jesus, treinador que o levou para o clube turco. “Fui contactado diretamente por Jorge Jesus. Foi um prazer trabalhar com ele. O Jesus é, sem dúvida, o melhor treinador com quem já trabalhei. Ensinou-me a olhar para o futebol de uma forma diferente. Ele é um homem de caráter e fala sempre diretamente com os jogadores. Vive o futebol 24 horas por dia e não é coincidência que seja campeão onde quer que vá. Desejo-lhe sempre todo o sucesso do mundo”, afirmou.

A saída do Fenerbahçe acabou por acontecer depois da saída de Jorge Jesus, com Lincoln a ser emprestado ao Red Bull Bragantino e ao Hull City. Sobre esse período, o médio explicou o contexto vivido dentro do clube: “Em muitos jogos, dei o meu melhor, mesmo jogando fora da minha posição para ajudar a equipa. Tive uma lesão complicada e, embora esperasse apoio e reconhecimento, não recebi. Não sou um jogador famoso como os outros, mas sempre dei o meu melhor em campo e adorei usar aquela camisola. Não tive muita comunicação com Ismail Kartal e José Mourinho. Depois de Jorge Jesus sair, havia houve muitos egos. Tanto Ismail Kartal quanto José Mourinho queriam trazer jogadores de confiança e acabaram por não manter nenhum jogador da era Jorge Jesus. Eles não me queriam, nem ao Willian Arão, João Pedro e Luan Peres.”

As palavras mais duras foram reservadas para José Mourinho, com quem Lincoln revelou um relacionamento distante e marcado por desilusão. “José Mourinho surpreendeu-me. (…) Terminei a temporada no Hull City e esperei ser chamado para o estágio em Portugal. Liguei para o tradutor para falar com Mourinho, mas ele não quis falar comigo. Disse-me para contar tudo o que queria ao diretor desportivo. A equipa estava em Portugal e eu estava em casa, em Portugal, mas ele quis que eu fosse para Istambul e pediu para eu treinar separadamente com o Miha Zajc. Foi um homem que não cumpriu a sua palavra comigo. É um treinador que conquistou muitos campeonatos, ninguém pode negar isso. O que posso dizer é que ele mostrou falta de caráter comigo. Para mim, caráter é mais importante na vida do que campeonato.”

Atualmente de regresso a Portugal, país onde já tinha representado o Santa Clara, Lincoln explicou a escolha pelo Alverca, sublinhando também motivos pessoais. “É um desafio especial e sempre adorei desafios. O nascimento do meu filho foi um fator importante nesta decisão. Não me arrependo, estou realmente a gostar.”