UEFA castiga Real Madrid por racismo durante a receção ao Benfica

A UEFA aplicou uma sanção ao Real Madrid devido ao comportamento de adeptos no encontro frente ao SL Benfica, disputado a 25 de fevereiro no Santiago Bernabéu.

O organismo que tutela o futebol europeu determinou o encerramento de um setor do estádio, concretamente a zona posterior da tribuna sul, embora a medida fique suspensa e apenas seja aplicada caso exista reincidência. Este tipo de decisão é frequente nos processos disciplinares da UEFA.

Além disso, o clube madrileno foi sancionado com uma multa de 15 mil euros por “comportamento racista e/ou discriminatório” por parte dos seus adeptos.

Apesar de a UEFA não ter detalhado o episódio concreto que motivou a punição, tudo indica que esteja relacionado com um adepto que terá feito uma saudação nazi durante o jogo. O indivíduo foi identificado pelos responsáveis do Real Madrid e expulso do recinto ainda antes do início da partida, tendo posteriormente perdido o estatuto de sócio do clube.

Após o encontro, o adepto negou ter qualquer ligação a ideologias nazis.