SAD do Benfica e NOS em negociações pelos direitos televisivos

A SAD do Benfica e a NOS encontram-se nesta altura em negociações sobre os direitos televisivos dos encarnados para as épocas de 2026/27 e 2027/28.

O emblema da Luz e a operadora deram a conhecer a “celebração de um acordo de direitos televisivos” referente às próximas duas épocas, tendo em conta que a parceria entre ambos terminaria a 30 de junho.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que se encontra em negociações com a NOS, SGPS, S.A. com vista à celebração de um acordo de direitos televisivos referente às épocas desportivas de 2026/27 e 2027/28”, pode ler-se.

A venda dos direitos televisivos por parte do Benfica fica assim fechada ate 30 de junho de 2028, a data limite antes da entrada em vigor da centralização dos direitos televisivos, tornada obrigatória pelo governo através de um decreto-lei.

O que mantém em aberto a participação do Benfica na centralização dos direitos, obrigatória por lei, embora os dirigentes encarnados tenham garantido repetidamente que só participarão se não saírem prejudicados com a distribuição da receita.

A chave de distribuição dessa receita está a ser negociada, uma negociação que deve ficar fechado e aprovado em Assembleia-Geral no primeiro trimestre de 2026. A Liga Portugal tem urgência em antecipar todos estes passos, de forma a ir ao mercado negociar os direitos centralizados o mais rapidamente possível.

A NOS, desde 2016/17, detinha os direitos televisivos da equipa de futebol das águias, tendo pago um total de 400 milhões de euros por um período de dez anos. Recorde-se que, durante a campanha eleitoral das últimas eleições para presidente do Benfica, Rui Costa referiu que tinha em mãos duas propostas para vender os direitos televisivos, que «cobriam» as referidas épocas.