Brasil quer sediar Mundial de Clubes em 2029

O Brasil demonstrou interesse em acolher o Mundial de Clubes de 2029, dois anos após organizar o Mundial Feminino, anunciou esta segunda-feira o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. A declaração surgiu após um encontro em Brasília entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder da FIFA, Gianni Infantino, no qual também participou o selecionador da equipa brasileira, Carlo Ancelotti.

Xaud explicou que, embora ainda não tenha sido lançada oficialmente a candidatura, o país já trabalha nos bastidores para apresentar a proposta, salientando a capacidade do Brasil para receber uma competição desta dimensão. O dirigente recordou que a primeira edição do Mundial de Clubes com 32 equipas decorreu em 2025, nos Estados Unidos, e teve o Chelsea como vencedor.

Apesar de a imprensa espanhola apontar a Espanha como possível candidata, a Real Federação Espanhola de Futebol ainda não confirmou formalmente qualquer intenção. O presidente da CBF sublinhou que o apoio político e a preparação logística são fundamentais para avançar com a candidatura, mas mostrou confiança nas condições do Brasil para organizar o torneio em 2029.

Infantino, por seu lado, afirmou que o principal tema da reunião foi a organização do Mundial Feminino de 2027, que terá lugar no Brasil, e não se pronunciou sobre o Mundial de Clubes.