Benfica abre processo interno após atos racistas no jogo com o Real Madrid

O Benfica já identificou os adeptos envolvidos em comportamentos racistas durante o encontro frente ao Real Madrid, relativo à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League, disputado no Estádio da Luz.

Segundo informações confirmadas por o jornal “A BOLA”, o clube encarnado analisou as imagens do jogo e conseguiu identificar os adeptos que, a partir das bancadas, terão imitado gestos de macaco na direção de Vinícius Júnior. O caso ganhou dimensão nas redes sociais, após a divulgação de vídeos que registam os alegados comportamentos racistas.

Perante a polémica, o Benfica ordenou de imediato a abertura de um processo de averiguação interno. O objetivo passa por apurar responsabilidades e confirmar se os adeptos em causa são sócios do clube. Caso se confirme, será instaurado um processo disciplinar que poderá culminar na expulsão dos envolvidos.

Os episódios registaram-se no início da segunda parte, na sequência do golo apontado por Vinícius Júnior, aos 50 minutos, que selou a vitória madrilena por 1-0. No meio da confusão que se gerou após o lance, o internacional brasileiro dirigiu-se ao árbitro para denunciar alegados insultos racistas, dando conta de que Gianluca Prestianni lhe teria chamado “mono”, expressão racista equivalente a “macaco”. Perante a situação, o protocolo antirracismo foi imediatamente ativado.

O caso continua sob investigação das autoridades desportivas europeias, num contexto em que o racismo no futebol volta a estar no centro do debate.