Mourinho pede foco total para “duas finais” e afasta contactos com o Real Madrid: «É tudo especulação»

O treinador do Benfica, José Mourinho, garantiu, este domingo, que a equipa está concentrada exclusivamente na receção ao SC Braga, encontro da 33.ª jornada da Primeira Liga marcado para segunda-feira, às 20h15. Na conferência de antevisão, o técnico encarnado abordou ainda a luta pelo segundo lugar, a arbitragem no jogo da equipa B frente ao Académico de Viseu e os rumores que o apontam ao Real Madrid.

O Benfica continua na disputa direta com o Sporting pelo segundo lugar do campeonato e Mourinho assumiu que a equipa encara os dois encontros que faltam como autênticas decisões.

“Acho que estamos com a mentalidade certa, de quem joga duas finais. Último jogo em casa que também tem algum significado extra. O facto de o adversário ter jogado a meio da semana, acho que tiveram por regulamento e justiça, o jogo adiado para segunda-feira que dá o quarto dia após o encontro na Liga Europa e todos sabemos que a grande dificuldade é jogar ao terceiro dia. Até pelo estilo de jogo que eles têm são os adversários que têm de correr mais. Sem prestar grande atenção, penso que precisam de qualquer coisa para confirmar o quarto lugar, por isso motivação não faltará.”

Questionado sobre a polémica em torno da arbitragem e da chamada “verdade desportiva”, Mourinho preferiu apontar para o encontro da equipa B encarnada diante do Académico de Viseu.

“Remeto para o jogo de ontem, da equipa B do Benfica contra o Académico. Basta analisar esse jogo para perceber muita coisa.”

Os rumores que ligam o treinador português ao Real Madrid voltaram igualmente a dominar parte da conferência, mas Mourinho recusou alimentar qualquer cenário de saída do Benfica e negou contactos com os responsáveis do clube espanhol.

“Não sei do que se fala, relativamente às minhas exigências, por isso não posso responder à minha pergunta. Há uma coisa que gostaria de frisar: no mundo do futebol não são os profissionais que têm interesse em ir ou não ir. As coisas quando começam, estou a falar no geral, são os clubes que têm interesse e que iniciam ou não procedimentos para tentar ter as pessoas que querem. Continuam a falar do Real Madrid, eu continuo a fugir com toda a honestidade. Não tive nenhum contacto com o presidente ou pessoas importantes da estrutura. E por decisão minha, igual a outras que tive ao longo da minha carreira, principalmente agora numa fase final, não falo com ninguém. Não tive nenhum contacto com o Real Madrid e até ao último jogo do campeonato não vou ter. Depois há uma janela de uma semana onde terei a liberdade de falar com quem achar que devo falar, mas todas as histórias que tem saído, exigências, reuniões é tudo especulação”.

No plano desportivo, Mourinho confirmou ainda que Tomás Araújo deverá ocupar o lugar de Nicolás Otamendi, ausente para o encontro frente ao Braga.

“Ausência do capitão é sempre importante, sempre que esteve disponível – e esteve quase sempre – jogou. É uma perda numa final como esta, tal como a ausência do Richard Ríos, mas o Tomás está bem, treinou sem limitação sexta e sábado, hoje voltará à normalidade. Não temos receios, as sensações são boas. Não vale tentar esconder tudo o que depois se consegue saber, joga ele e o António Silva e como perceberam pelo jogo de ontem da equipa B, o Gonçalo Oliveira não jogou para estar no banco e dar a proteção que eventualmente podemos precisar.”

O técnico encarnado voltou ainda a insistir que a equipa não tem margem para falhar nesta reta final da Liga.

“Disse antes do jogo com o Famalicão que podia parecer contraditório, ou até idiota, mas acho que perceberam o que quis dizer. É um bocadinho assim, não temos de simular estados de alma, porque é objetivo: temos de ganhar. Não temos outra solução. Em Famalicão, apesar de podermos perder dois pontos era possível continuar a controlar o nosso destino, mas fomos com a mentalidade certa, 60 minutos fantásticos com qualidade, intensidade e ambição. Depois entraram em campo outros factores que nos levaram a empatar o jogo. A atitude foi correta, a semana de trabalho foi longa, mas boa. Temos ausências importantes, mas gente que está à espera de uma oportunidade e vai dar uma boa resposta. O estado de alma do estádio é importante para a equipa e vamos lá com tudo o que temos e com a força de ir para o último jogo só a depender de nós.”