Agora é oficial: Otamendi deixa o Benfica ao fim de seis temporadas na Luz

O Benfica confirmou, este domingo, a saída de Nicolás Otamendi, encerrando uma ligação de seis épocas entre o internacional argentino e o clube encarnado. Em final de contrato, o defesa-central decidiu não renovar e prepara-se agora para prosseguir carreira fora da Luz.

Em comunicado oficial, o Benfica revelou que a decisão partiu do próprio jogador. “O capitão Nicolás Otamendi entende ter chegado ao fim o seu ciclo no clube”, escreveu o emblema encarnado, destacando ainda o profissionalismo, liderança e dedicação demonstrados pelo argentino desde a chegada em 2020.

Otamendi despede-se do Benfica depois de 281 jogos, 18 golos e oito assistências, números que refletem a importância que teve dentro da equipa ao longo das últimas temporadas. O defesa conquistou uma Liga portuguesa, uma Taça da Liga e duas Supertaças ao serviço das águias, assumindo também a braçadeira de capitão nos últimos anos.

A passagem pelo Benfica acabou por alterar a perceção inicial dos adeptos em relação ao jogador, tendo em conta o passado ligado ao FC Porto. Depois de alguma desconfiança na chegada à Luz, Otamendi tornou-se uma das principais figuras do balneário e um dos líderes da equipa.

Foi também enquanto jogador do Benfica que conquistou o maior título da carreira, ao vencer o Campeonato do Mundo de 2022 pela Argentina, no Catar.

Aos 38 anos, o central argentino deverá agora regressar ao país natal, sendo o River Plate apontado como destino mais provável. Antes do Benfica, Otamendi representou Vélez Sarsfield, FC Porto, Atlético Mineiro, Valência e Manchester City.

Na despedida, o Benfica deixou ainda uma mensagem de agradecimento ao capitão. “Fará para sempre parte da nossa família e esta será sempre a sua casa”, pode ler-se no comunicado divulgado pelos encarnados.

Leia o comunicado do Benfica na íntegra:

«O Sport Lisboa e Benfica informa que o Capitão Nicolás Otamendi entende ter chegado ao fim o seu ciclo no Clube, depois de seis épocas em que honrou a nossa camisola e a nossa braçadeira até à última gota de suor.

Nicolás Otamendi foi sempre exemplo de paixão, dedicação, competência, liderança e profissionalismo, contribuindo de forma decisiva para a conquista de um Campeonato, uma Taça da Liga e duas Supertaças.

Para lá dos troféus, tocou e encheu de orgulho e gratidão o coração dos Benfiquistas, pelo que fará para sempre parte da nossa família e esta será sempre a sua casa. O Sport Lisboa e Benfica deseja-lhe todas as felicidades para o futuro.

Obrigado, Capitão!»

Jogador também já se despediu do clube da Luz

Poucos minutos depois de o Benfica oficializar a sua saída, Nicolás Otamendi também recorreu às suas redes sociais para deixar uma mensagem emotiva de despedida aos adeptos encarnados, encerrando oficialmente um ciclo de seis temporadas na Luz.

Na publicação divulgada, Otamendi recordou os anos vividos no Benfica e destacou a importância que o clube teve na sua carreira e vida pessoal.

“Seis anos… e uma vida repleta de recordações. Hoje, cabe-me despedir-me de um clube que significou muito para mim. Não é fácil encerrar uma etapa tão importante, porque no Benfica vivi momentos que me marcaram para sempre”, escreveu o internacional argentino.

O antigo capitão das águias sublinhou ainda o crescimento que sentiu ao longo da passagem pelo clube.

“Aqui cresci como jogador, mas sobretudo como pessoa. Partilhei balneário com grandes colegas, conheci pessoas incríveis e compreendi o verdadeiro significado de lutar, cair e voltar a levantar-me”, afirmou.

Otamendi deixou também palavras de agradecimento ao Benfica e aos adeptos, garantindo que levará consigo a ligação construída ao longo dos últimos anos.

“Vou-me embora com o coração cheio de gratidão e orgulho por ter feito parte de um clube tão grande. Obrigado por me terem aberto as portas, por me terem acompanhado durante todos estes anos e por me terem feito sentir parte de uma família.”

“Embora hoje tenha de dizer adeus, estas cores vão ficar comigo para sempre. Obrigado por tudo, Benfica”, concluiu.

Confira a mensagem do internacional argentino na íntegra:

«Seis anos… e uma vida repleta de recordações.

Hoje, cabe-me despedir-me de um clube que significou muito para mim. Não é fácil encerrar uma etapa tão importante, porque no Benfica vivi momentos que me marcaram para sempre. Houve alegrias, desafios, quedas e lições aprendidas… e cada um deles valeu a pena.

Aqui cresci como jogador, mas sobretudo como pessoa. Partilhei balneário com grandes colegas, conheci pessoas incríveis e compreendi o verdadeiro significado de lutar, cair e voltar a levantar-me.

Vou-me embora com o coração cheio de gratidão e orgulho por ter feito parte de um clube tão grande. Obrigado por me terem aberto as portas, por me terem acompanhado durante todos estes anos e por me terem feito sentir parte de uma família.

Embora hoje tenha de dizer adeus, estas cores vão ficar comigo para sempre.

Obrigado por tudo, Benfica.»